A potência do motor, poluição do meio
ambiente, bem como o consumo de
combustível dependem do estado do sistema
de ignição. Assim, verifique as velas nas
quilometragens recomendadas.
Desligue o cabo negativo da bateria;
limpe os isoladores e os cabos das velas,
a bobina da ignição e a placa do
distribuidor com um pano limpo, e
verifique o seu estado. Retire as velas
com uma chave apropriada, cuidando
para não quebrar o isolador de
porcelana, que é frágil; limpe-as com
aparelho de jato de areia e calibre
os elétrodos. O uso de escova de aço
não é recomendado.
Ao reinstalá-las no motor, faça-o com a mão para
não danificar a rosca do cabeçote. Só o aperto
final deve ser feito com chave.
Ainda que aparentem bom estado as
velas devem ser substituidas nas
quilometragens indicadas à Tabela de
Lubrificação e Manutenção; a porcelana
se impregna de carvão, o que diminui
consideravelmente o seu coeficiente de
isolamento, prejudicando o rendimento
do motor e aumentando o consumo
de combustível.
A folga dos elétrodos deve ser medida
com um calibrador especial para velas e
mantida dentro das especificações.
Complete o eletrólito sempre que necessário,
unicamente com água destilada.
Com o auxílio de chave apropriada, verifique,
igualmente, o aperto dos bornes e o interior
dos terminais dos cabos, limpando-os, se
necessário.
Em caso de imobilização do veículo por longos
períodos, retire a bateria, colocando-a em lugar
seco, dando-lhe uma carga a cada três meses.
Ao desligá-la, comece pelo borne negativo (.-),
para evitar curto-circuito. Os cabos da bateria
devem ser desligados somente com o motor
parado.
Quando a recolocar, observe cuidadosamente
as marcas dos bornes, O negativo (-) deve ser
ligado ao chassi (massa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário