A operação da alavanca de mudanças obedece
ao padrão convencional. Todas as marchas são
sincronizadas, à exceção da marcha à ré que deve
ser engrenada com o veículo completamente
parado.
Para engrenar a marcha à ré, leve a alavanca
para a posição ponto morto e mova-a para
a direita, até sentir uma pequena resistência,
e depois para trás.
Para evitar “arranhadas” no engrenamento
da marcha à ré, pise a fundo o pedal da
embreagem e aguarde alguns segundos.
A mudança das marchas no tempo correto
melhora tanto a economia do combustível quanto
o desempenho do motor, além de preservar os
componentes do sistema de transmissão.
Assim, não deixe de fazer uma redução de
marcha numa subida ou quando algum obstáculo
o obrigue a diminuir a velocidade.
Se for sentida resistência quando do
engrenamento de alguma marcha, leve a alavanca
de mudanças para ponto morto, pise no pedal
da embreagem, e volte a engrenar a marcha
desejada.
Em descidas acentuadas, economize o freio
engrenando a velocidade que seria necessária
para subir, aproveitando, dessa maneira, a
eficiência do motor como freio.
Jamais desça uma ladeira com a alavanca de
mudanças em ponto morto.
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