Dicas para o Escort - Marchas e Velocidade

 A operação da alavanca de mudanças obedece ao padrão convencional. Todas as marchas são sincronizadas, à exceção da marcha à ré que deve ser engrenada com o veículo completamente parado.

Para engrenar a marcha à ré, leve a alavanca para a posição ponto morto e mova-a para a direita, até sentir uma pequena resistência, e depois para trás.

Para evitar “arranhadas” no engrenamento da marcha à ré, pise a fundo o pedal da embreagem e aguarde alguns segundos.

A mudança das marchas no tempo correto melhora tanto a economia do combustível quanto o desempenho do motor, além de preservar os componentes do sistema de transmissão.

Assim, não deixe de fazer uma redução de marcha numa subida ou quando algum obstáculo o obrigue a diminuir a velocidade.

Se for sentida resistência quando do engrenamento de alguma marcha, leve a alavanca de mudanças para ponto morto, pise no pedal da embreagem, e volte a engrenar a marcha desejada.

Em descidas acentuadas, economize o freio engrenando a velocidade que seria necessária para subir, aproveitando, dessa maneira, a eficiência do motor como freio.

Jamais desça uma ladeira com a alavanca de mudanças em ponto morto.

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