COM BATERIA AUXILIAR
Quando da utilização de bateria auxiliar para
partida do motor, evite causar faíscas que
possam dar ignição a algum gás de hidrogênio
desprendido pela bateria.
. Certifique-se estar a chave da ignição, luzes
e demais acessórios elétricos devidamente
desligados; no caso da bateria auxiliar
estar montada em outro veículo, ambos
não deverão manter contato entre si;
. após verificar ser a voltagem da bateria auxiliar
compatível com a do veículo, ligue-as em
paralelo, ou seja, negativo com negativo,
positivo com positivo, com o auxílio de cabos
de diâmetro adequado. Assegure-se,
anteriormente, de que ambas as baterias, ou
qualquer ponto não isolado dos cabos,
não mantenham contato com a carroceria
ou qualquer outro componente do veículo;
. dê partida ao motor mantendo sua rotação
em regime de marcha lenta;
. desconecte, então, os cabos auxiliares dos
terminais de ambas as baterias, começando
pelo cabo negativo da bateria auxiliar, e
depois do veículo.
Tais operações oferecem riscos se incorretamente
executadas. Assim, recomenda-se, caso algum
dos itens não possa ser rigorosamente observado,
ou caso sinta-se inseguro quanto a sua correta
execução, recorrer aos serviços de profissional
especializado.
Evite que o ácido sulfúrico da bateria entre
em contato com a pele, olhos, roupas ou com o
veículo. No caso de eventual respingo, lave
imediatamente a área atingida com água corrente;
se necessário, procure cuidados médicos.
Quando em
ponto morto, a
alavanca
permanece no
plano da 38 e 4
marchas.
Um leve esforço deve
ser exercido para vencer
a ação de mola, ao engrenar
a 1ª, 2ª ou 5ª marchas.
Em estradas planas, engrene
a 5 marcha com o veículo
desenvolvendo velocidades
superiores a 50 km/h, ou em
situações onde seja possível
manter uma velocidade constante
por períodos prolongados.
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